Recebi algumas perguntas nesse sentido e tentarei respondê-las. Antes, confesso que me surpreendi com essa “polêmica”… Depois de 40 anos de carreira, o que será que as pessoas imaginavam vir de um show de Madonna? Perceba que essa é a mesmíssima ideia por trás dos questionamentos sobre o crime de ato obsceno nos desfiles de carnavais no Brasil, nas praias naturistas, em feiras eróticas e etc…
Na minha opinião, trata-se de um crime completamento obsoleto e que deveria ser expurgado do ordenamento jurídico, vez que viola flagrantemente a intervenção mínima. De toda sorte, prevalece a higidez do tipo previsto no art. 233 do Código Penal, segundo o qual é punível com detenção de 3 meses a 1 ano OU multa a conduta de “praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público”.
Então, O QUE SERIA UM “ATO OBSCENO”?
A resposta não é simples e isso é necessário ser destacado. Trata-se de um elemento normativo do tipo e que pode variar de acordo com o juízo de valor sociocultural, tendo como importante filtro a adequação social do LOCAL (e não do julgador).
Pelo dicionário, OBSCENO é todo ato “indecente, imoral, vulgar, impudico, desonesto, torpe”. Na MINHA concepção, pois, o futebol do Náutico, a campanha do Botafogo em 2023, as pessoas acharem que Fórmula 1 é esporte e alguém dizer que A vida é bela é emocionante, tudo isso é OBSCENO.
E por que não é crime? Porque não é sobre o que EU (ou o julgador) acho que é. Se dá a partir de critérios gerais e (repito) a adequação social do local é um dos melhores critérios.
Se Joana mostrar os seios em meio a um culto religioso na presença inadvertida de crianças isso (parece-me) é um ato obsceno. Já fazer em uma praia, sem conotação de lasciva, não.
Em um caso no qual um cidadão simulou se m4sturb4r para a plateia que o vaiava após sua apresentação, o STF refutou a aderência típica. Segundo a Corte, “sociedade moderna dispõe de mecanismos próprios e adequados, como a própria crítica, para esse tipo de situação, dispensando-se o enquadramento penal (STF, HC 83996). Entendo que é exatamente o caso a ser aplicado aqui e não há enquadramento penal.
O que acham?
✨ Quer uma dose gratuita de conhecimento jurídico? Inscreva-se agora para receber meu Boletim Especial de Direito Processual Penal e Leis Penais Especiais! Além disso, se você curte ficar por dentro das últimas novidades jurídicas, não deixe de acompanhar meus conteúdos exclusivos no Instagram e no YouTube
Afinal, Madonna cometeu crime de Ato Obsceno?
por
Tags:
Deixe um comentário