Prof. Pedro Coelho

3 ENTENDIMENTOS IMPORTANTES SOBRE LAVAGEM DE CAPITAIS!

(i) No crime de lavagem de dinheiro que envolve grande quantidade de agentes residentes em diversas unidades da federação, a regra de competência do local onde se realizaram as operações irregulares será afastada para, em homenagem aos princípios da razoável duração do processo e da celeridade de sua tramitação, dar lugar ao foro do domicílio do investigado (vide CC 041080/PR).


(ii) A autoridade judiciária brasileira é competente para julgar os crimes de lavagem ou ocultação de dinheiro cometidos, mesmo que parcialmente, no território nacional, bem como na hipótese em que os crimes antecedentes tenham sido praticados em prejuízo da administração pública, AINDA QUE OS ATOS TENHAM OCORRIDO EXCLUSIVAMENTE NO EXTERIOR.


(iii) O reconhecimento da extinção da punibilidade pela prescrição da infração penal antecedente não implica atipicidade do delito de lavagem (art. 1º da Lei n. 9.613/1998).

Um desses três entendimento certamente estará na sua prova.
Vamos em frente!

Quer receber gratuitamente meu Boletim Especial de Direito Processual Penal e Leis Penais Especiais ? Então inscreva-se CLICANDO AQUI!

Se você deseja estar estar sempre atualizado sobre temas jurídicos, me siga no Instagram e no YouTube. Te vejo por lá!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *